quarta-feira, 14 de setembro de 2011

A VITÓRIA DA VIDA!





Ah... a vitória da vida !
Voltar à vida,
Estar vivo,
Respirar, sorrir, chorar...
Viver !

A vida venceu,
A vida continuou...
Tudo de novo...

O que importa é estar vivo,
Participar da luta pra continuar vivendo,
Existir pra tentar mudar o mundo,
Pois se a vida vence,
Nós vencemos mais ainda
Porque insistimos em continuarmos vivos,
Afinal somos gente de carne e osso !


Vittório Emmanuel Benevenutto

BIKER


(Pra Penny Lane)


Ela é louca pra caramba,
Maluca até dizer chega,
Viajandona até furar a lona,
Cabeça dura de quebrar a banca,
De segurar no peito a bronca,
Faz e apronta, entra e sai...
Vem e vai com sua magrela por aí...
A sorrir criançona ao fazer traquinagens
Sem nenhuma pretensão ou maldade,
Apenas o vento e o sol sob a cabeça...
Tão bela e sensual como um carneiro selvagem,
Correndo livre e solta pela natureza,
Pois como toda boa “biker” de verdade,
Ela nunca perde tempo !


Vittòrio Emmanuel Benevenutto

RAP DE IPANEMA




Meu escritório é na praça,
Eu tô sempre na área,
Não fujo da raia,
Nem morro na praia...

Sou o rei da cabeçada,
Nunca abro a guarda,
Não penso em nada,
Só mais uma madrugada...

Meu escritório é na praia,
Eu tô sempre na praça,
Não sou da tua raça,
Nem gosto da tua cara.

Dia quente na paleta,
Corpo-mole, virado, acabado...
Sol derretendo tudo,
Até eu que vivo condenado
A viver nesse estado...

Meu escritório é no Trapa,
Eu tô sempre no Zaffa,
Ando sempre ligado,
Nunca ando ferrado
Pra não ser trancafiado.

Nunca marco bobeira,
Nem vacilo na hora errada,
Sei bater em retirada,
Com saídas estratégicas
Que chegam até causar inveja...

Sou o rei da cocada
E não faço mais nada
Nesta minha longa jornada
De empreendedor bem-sucedido
Em pequenas paradas malhadas
Que subiu mais um degrau
Na grande escalada da vida.


Vittório Emmanuel Benevenutto

A PERDA DE UMA DAS MAIORES CANTORAS LATINAS DE TODOS OS TEMPOS




Há quase dois anos, a América Latina e o mundo, em geral, perdeu uma das maiores cantoras de todos os tempos. 
de2009) foi uma cantora argentina de grande apelo popular na América Latina. Com raízes na música folclórica argentina, ela se tornou uma das expoentes do movimento conhecido como Nueva canción. Apelidada de La Negra pelos fãs devido à ascendência amerindia (no exterior acreditava-se erroneamente que era devido a seus longos cabelos negros), ficou conhecida como a voz dos "sem voz".
Mercedes Sosa nasceu em San Miguel de Tucumán, na província deTucumán, no noroeste da Argentina. Ela tem ascendência mestizo(mistura de europeus com ameríndios), francesa e dos indígenas do grupo Quechua. Em 1950, aos quinze anos de idade, Sosa venceu uma competição de canto organizada por uma emissora de rádio de sua cidade natal e ganhou um contrato para cantar por dois meses nela.

Carreira
Em 1959 grava seu primeiro álbum, intitulado La voz de la zafra. Em seguida, uma performance no Festival Folclórico Nacional faz com que se torne conhecida entre os povos indígenas de seu país. Sosa e seu primeiro marido, Manuel Óscar Matus, com quem teve um filho, são peças chave no movimento musical da década de 1960conhecido como nueva canción. Em 1965 lançou o aclamado Canciones con fundamiento, uma compilação de músicas folclóricas da Argentina. Em 1967 faz uma turnê pelos Estados Unidos e pela Europa e obtém êxito internacional. Em 1970 grava Cantata Sudamericana eMujeres Argentinas com o compositor Ariel Ramirez e o letrista Felix LunaEm 1971 grava um tributo à cantora e compositora chilena Violeta Parra, ajudando a popularizar a canção "Gracias a la vida". Mais tarde grava um álbum em homenagem a Atahualpa YupanquiTambém grava músicas de Victor Jara, cantor e compositor chilenofuzilado pelo governo Pinochet em pleno EstádioNacional do Chile na frente de 25000 pessoas.
Nos anos seguintes, Sosa interpreta um vasto repertório de estilos latino-americanos, gravando tanto com artistas argentinos como León GiecoCharly GarcíaAntonio Tarragó Ros,Rodolfo Mederos e Fito Páez, quanto com internacionais como Chico BuarqueDaniela MercuryMilton Nascimento,Caetano VelosoGal CostaStingAndrea BocelliLuciano PavarottiNana MouskouriJoan BaezSilvio Rodríguez e Pablo Milanés. Mais recentemente, grava com a colombianaShakira, cantora latino-americana de maior sucesso no exterior.
Após a ascensão da junta militar do general Jorge Videla, que depôs a presidente Isabelita Perón em 1976, a atmosfera na Argentina tornou-se cada vez mais opressiva. Sosa, que era uma conhecida ativista do peronismo de esquerda, foi revistada e presa no palco durante um concerto em La Plata em 1979, assim como seu público. Banida em seu próprio país, ela se refugiou em Paris e depois em Madri. Seu segundo marido morreu um pouco antes do exílio, em 1978.
Sosa retornou à Argentina em 1982, vários meses antes do colapso do regime ditatorial como resultado da fracassada guerra das Malvinas, e deu uma série de shows no Teatro Colón em Buenos Aires, onde convidou muitos colegas jovens para dividir o palco com ela. Um álbum duplo com as gravações dessas performances logo se tornou um sucesso de vendas. Nos anos seguintes, Sosa continuou a fazer turnês pela Argentina e pelo exterior, cantando em lugares como o Lincoln Centero Carnegie Halle o Teatro Mogador.
O repertório de Sosa continuou a ampliar, tendo gravado um dueto com a sambista Beth Carvalho, entitulado "So le pido a Dios", cada uma cantando em seu idioma. Em 1981gravou o sucesso "Años" com o cantor cearense Fagner. Seu útltimo álbum, Cantora, traz duetos com artistas que são referência na música latino-americana.

Ativismo político
Sosa, que sempre foi ativa entre os movimentos peronistas de esquerda, fez oposição ao presidente Carlos Menem e manifestou apoio às eleições de Néstor e Cristina Kirchner.
Sua preocupação sócio-política refletia-se no repertório que interpretava, tendo sido uma das grandes expoentes da Nueva canción, movimento musical com raízes africanas, cubanas, andinas e espanholas marcado por uma ideologia de rechaço ao imperialismo norte-americano, ao consumismo e às desigualdade sociais.

PRÊMIOS E HONRARIAS
Sosa era Embaixadora da Boa Vontade da UNESCO para a América Latina e o Caribe. Em 2000, ela ganhou o Grammy Latino de melhor álbum de música folclórica por Misa Criolla, feito que repetiria em 2003 com Acústico e em 2006 com Corazón Libre. Sua interpretação de "Balderrama", de Horacio Guarany, fez parte da trilha-sonora do filme de 2008 Che, sobre o lendárioguerrilheiro argentino Che Guevara. Seu último álbum, Cantora, encontra-se indicado a três prêmios Grammy Latino.
O obituário de Sosa no jornal londrino The Daily Telegraphafirmou que ela foi "uma intérprete incomparável de obras de seu compatriota, o argentino Atahualpa Yupanqui, e da chilena Violeta Parra". Helen Poopper da agência Reuters anunciou sua morte dizendo que ela "lutou contra os ditadores da América do Sul com sua voz e se tornou uma gigante da música latino-americana contemporânea".

Pequena história: Em 1980, durante um show no Gigantinho em Porto Alegre, no qual me encontrava presente, "alguém" detonou uma bomba de efeito moral para inviabilizar o concerto da argentina. Mercedes enroscou-se no seu ponche e ficou num canto do palco por alguns minutos, mas logo assumiu o comando com uma frase que quase fez o Gigantinho vir abaixo: "Os leões estão soltos !" e acalmou o público cantando "Canción con todos", que se juntou a ela em um coro emocionado que até hoje me arrepia só em lembrar. Em 1996 foi agraciada pelo governo do Rio Grande do Sul com a Medalha Simões Lopes Neto.

"LA NEGRA" ILUMINOU ALGUNS DOS TEMPOS MAIS ESCUROS E SOMBRIOS QUE A AMÉRICA LATINA JÁ EXPERIMENTOU.


Fonte de pesquisa Wikipédia
Edição de Vittorio Emmanuel Benevenutto