quinta-feira, 30 de setembro de 2010

FRASE DO DIA

"Ninguém pode ensinar uma nova melodia para o velho maestro."
Remi Boncoeur do livro "On the road" de Jack Kerouac


Edição de Vittório Emmanuel Benevenutto

NEM TUDO É O QUE PARECE SER...

As vezes somos pegos de surpresa pela inocente natureza e acabamos nos dando mal.


Vídeo enviado por "Dr. Freud"

PRAIA DO SÍTIO - ACAMPAMENTO NA PRIMAVERA DE 1989

Antes da criação do Parque Estadual de Itapuã, acampa-se livremente em suas praias. Uma delas era a Praia do Sítio. O ritual começava as sete horas da manhã no centro de Porto Alegre, onde pegava-se o primeiro ônibus Itapuã. Descia-se no entroncamento da Praia das Pombas e do Leprosário, isso sete kilometros antes da Praia do Sítio que deveriam ser cumpridos a pé. Passava-se no "Peruca", um boteco de beira de estrada, onde comíamos um "farroupilha" feito com um pão de meio quilo para nos prepararmos para longa caminhada que tínhamos pela frente. Após isso, atravessávamos o portal de pedra e seguíamos em direção à Praia das Pombas e dobrávamos à esquerda, onde hoje é exatamente a entrada do Parque da Praia da Pedreira e da Praia de Fora, passávamos a entrada da Pedreira e começávamos a subir um morro em direção à Praia de Fora. No alto do morro havia uma grande fazenda com um canavial a beira da estrada que era um convite à uma parada. Após isso continuava-se caminhando e pegava-se, logo que o morro começava a descer, dobrava-se à direita e entrava-se numa trilha em descida bem mais inclinada em direção a Praia do Araçá.
Chegando no Araçá, atravessava-se um arroio e começava-se a subida de uns quatrocentos metros inclinados do morro da Praia do Sítio; dava-se um descanso de alguns minutos e enfim descia-se pela nossa trilha particular, que passava pelo "túnel verde" para a nossa amada Praia do Sítio.

Descanso para observar a paisagem e se preparar para descida ( Julio Cesar,  Vittório, Hamílcar Jr., Irani e Juliana )

                               Cume do morro da Praia do Sítio

Árvores frondosas e cheia de aves e pássaros

Praia do Sítio vista de cima com o Farol de Itapuã e o Rio Guaíba ao fundo

Morro da Praia do Sítio e sua orla

Canto do morro onde inicia-se a trilha que leva à "Prainha" e ao Farol de Itapuã

Barco e Pescador e a mítica "Capelinha da Praia do Sítio" ao fundo

 Lagarteando sob a Figueira em frente a Capelinha ( Júlio Cesar, Vittório, Kátia, Irani, Juliana, Hamilcar e o dedo do Tubino )

Vittório, "violeiro do mato", faz um som matinal, enquanto júlio e Kátia
se enroscam ao lado da barraca

Café da manhã alegre e festivo no meio do mato ( Vittório, Juliana, Irani, Kátia e Júlio )

Por de sol encoberto mas maravilhoso

Para se chegar ao Farol de Itapuã, entrava-se numa trilha dentro do mato a esquerda para quem estava de frente pro rio, caminhava-se entre trinta e quarenta e cinco minutos e chegava-se a "Prainha", então pegava-se outra trilha e finalmente chegava-se ao Farol.


Paz e amor em frente ao Farol na divisa entre o Rio Guaíba e a Lagoa dos Patos ( Júlio, Tubino, Juliana, Hamilcar, Vittório e Irani )

Posando de Star na divisa do Rio Guaíba com a Lagoa dos Patos ( Vittório, Hamilcar, juliana, Irani, Júlio e Tubino )

Dentro do Farol ( Tubino, Júlio, Hamilcar, juliana, Irani, Kátia e Vittório )

Caminhando em direção a trilha para encarar a primeira subida de volta pra casa

Júlio carregando o violão do "violeiro do mato" caminhando em direção a trilha de volta e ao fundo a subida que teremos pela frente

Subindo a trilha em direção ao entroncamento e só falta seis quilometros... ( Tubino, Pati e Vittório encoberto )

Atualmente é proibido acampar na Praia do Sítio ou em qualquer outra praia do Parque de Itapuã. O máximo que se pode fazer é ir até a Praia da Pedreira, caminhar por uma trilha acompanhado por um guia e ir até a Praia do Araçá e só ! É muito pouco para quem já foi da Praia das Pombas até a Praia de Fora através das trilhas dos morros que margeiam o Rio Guaíba e Lagoa dos Patos. Ai que saudades daqueles bons e velhos tempos !


Edição, fotos e montagem de Vittório Emmanuel Benevenutto