1-CONTRA PRAGAS: coloque borra de café em torno de suas plantas para protege-las contra as pragas, como formigas, caracóis e lesmas.
2-FERTILIZANTE: se você cultiva azaleias, hortências, camélias ou rosas, misture suas borras com brotos de grama morta, folhas ou palha secas para neutralizar um pouco a acidez do solo e espalhe a mistura em torno de suas plantas; pó de café usado é fonte de nitrogênio, magnésio e potássio.
3-NUTRIENTE: jogue as borras de café na sua composteira; pó de café produz uma excelente matéria “verde”, por ser rico em nitrogênio.
4-ANTICHEIROS: borra de café pode se usada para absorver os odores de alimentos na geladeira; basta colocar um recipiente aberto com a borra de café no refrigerador.
5-LIMPANTE: coloque a borra de café em um pano de limpeza para tirar alimentos presos em pratos ou outras superfícies de sua cozinha.
6-TINTA: borra de café molhada pode ser usada como tinta para colorir de tudo, desde de penas até camisetas velhas. Borra de café molhada em água também pode ser utilizada para transformar papel branco em um “pergaminho antigo”.
7-ESFOLIANTE: borra de café serve de esfoliante corporal, basta colocar o pó em pouco de água morna ou um óleo natural e passar no corpo antes do banho.
8-PARA O ROSTO: misture duas colheres de sopa de borra de café com uma quantidade igual de cacau em pó orgânico; adicione três colheres de sopa de leite integral ou creme de leite e uma colher de sopa de mel para criar um antioxidante facial; faça uma máscara, deixe agir por 20 minutos e depois lave bem.
9-PARA OS CABELOS: se você utilizou muitos produtos em seu cabelo ultimamente, provavelmente ele está sobre-carregado e perdeu um pouco de brilho natural, para recupera-lo esfregue borra de café antes de lava-lo.
10-ANTICELULITE: misture borra de café e água morna e massageie a região afetada pela celulite durante dez minutos, duas vezes por semana; os resultados devem começar a aparecer dentro de um mês de tratamento contínuo.
Viram quantas utilidades tem a borra de café? Então começem logo a utiliza-las!
Edição de Vittório Emmanuel Benevenutto