Egiptologia: É a área da arqueologia dedicada aos estudos à cultura Egípcia.
"O TEMPO RI DE TODAS AS COISAS, MAS AS PIRÂMIDES RIEM DO TEMPO". (provérbio árabe)
As grandes pirâmides do Egito
As grandes pirâmides do Egito são tres: Keóps - 2º faraó da IV Dinastia; Kéfren - irmão de Keóps que governou durante a IV Dinastia; Miquerinos - filho de Kéfren, quinto soberano da IV Dinastia e estão localizadas no Vale de Gizé, ao sul da cidade do Cairo.
Mapa do antigo egito.
Camelos em frente das pirâmides
A maior das tres pirâmides, e a mais conservada, é a de Keóps. Ostenta a altura de um arra-céu de 45 andares e cobre uma extensão de 52900 metros quadrados de deserto. Sua construção foi feita com 2 600 000 blocos de pedra, pesando entre 2,5 e 15 toneladas, perfazendo um peso total estimado de 6 500 000 toneladas. Sua altura é de 139 metros . Sua base ocupa uma superfície de 52 900 metros quadrados . Por seu tamanho, a Grande Pirâmide de Keóps é considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo.
A direção da pirâmide foi feita com muito cuidado. Está direcionada de modo que seus lados coincidam com os quatro pontos cardeais. Os astronomos egípicios eram muito hábeis em seu trabalho e parecem ter alinhado o local, baseando-se na posição de alguma estrela importante. Astrônomos modernos encontraram uma notável coincidência entre a disposição das tres maiores pirâmides localizadas em Gizé, alinhadas em relação à Nebulosa de Orion. As tres pirâmides menores estão alinhadas precisamente como as 3 estrelas ( conhecidas no Brasil por "Tres Marias" ) da Nebulosa de Orion, e as linhas dentro da grande pirâmide apontam diretamente para Orion.
Alinhamento entre as pirâmides e a Nebulosa de Orion
Nebulosa de Orion
É, de certa forma, curioso saber que a altura da Pirâmide de Keóps, multiplicada por um bilhão, corresponde aproximadamente à distância da Terra ao Sol, algo próximo dos 150 000 000 de quilômetros. Se a terra fosse uma grande laranja e usássemos uma enorme faca para cortá-la exatamente a partir do centro da Grande Pirâmide, dividindo continentes e oceanos, obteríamos duas metades exatamentes iguais. Para quem está habituado aos cálculos matemáticos, esta é fácil: a circunferência ( região de um plano limitada por um círculo ) da pirâmide dividida pelo dobro de sua altura, tem como resultado o famoso número de Ludof, o pi, igual a 3,141618...
A Esfinge de Gizé
Além de construir a segunda maior pirâmide do Egito, Kéfren construiu também a Esfinge de Gizé, que guarda o monumento. A Esfinge é tão antiga quanto as pirâmides, mede 70 metros de comprimento, com uma altura de 20 metros . Está localizada bem perto das pirâmides e se pode ver, em sua face, o que seriam sinais produzidos pela erosão marinha. Um estudo realizado nela, usando a prova do carbono 14, concluiu que ela foi construída há 14000 anos aproximadamente. Pra se ter uma idéia, o Dilúvio Universal, segundo a Bíblia, aconteceu há cerca de 5000 anos.
Kéops, Kéfren e Miquerinos
As Grandes Pirâmides do Egito exercem tanto fascínio na humanidade que várias personalidades fizeram verdadeiras peregrinações ao Egito e, em especial, ao Vale de Gizé. Napoleão Bonaparte foi um deles em 1798, na sua malograda Campanha do Egito. Napoleão levou mais de 150 cientistas e estudiosos em sua comitiva, tendo proferido à sua tropa perfilada em frente as tres pirâmides a seguinte frase: "Soldados, do alto destas pirâmides, quarenta séculos vos contemplam".
Esfinge guarnecendo as pirâmides ao fundo
Alguns estudiosos afirmam que, em pleno século XXI, nenhum arquiteto, por mais capacitado que seja, tendo a sua disposição todos os modernos recursos técnicos disponíveis em todas as partes do mundo, seria capaz de construir algo semelhante à Pirâmide de Keóps. O desafio imposto pelos 150 metros de altura, pelas mais de 31 milhões de toneladas e pelos 2 milhões de blocos gigantescos, seria uma empreitada além da capacidade de um evoluído e altamente capacitado técnico do Terceiro Milênio.
Teriam os Egípcios vindos do espaço ?
Um sábio chamado Sitchin é um dos maiores defensores de que a Civilização Egípcia tem origem extra-terrestre. Afirma que os seres que habitaram o Egito Antigo, seriam os habitantes do décimo segundo planeta que completa sua órbita ao redor do sol só uma vez a cada 3600 anos e que estará perto da terra em 2013.
Será ? ... Quem viver verá !
Pesquisa e edição de Vittorio Emmanuel Benevenutto
Nenhum comentário:
Postar um comentário